Um vestibular chamado Enem

>> terça-feira, 21 de abril de 2009



Eu não quero copiar e colar uma notícia e nem explicar para as pessoas como vai funcionar eu só quero expor a minha opinião sobre o que li até agora.
O tal do "novo modelo do vestibular" vem causando um certo alvoroço entre estudantes que já são mais do que nervosos em ano de vestibular, mas o que seria melhor? Eu nunca prestei vestibular mas ano passado fiz uma prova do Enem. A prova do Enem como todos sabem é extremamente interpretativa e cansativa.

Vou resumir minha estorinha do Enem.

Eram 63 questões e eu nem havia estudado especificamente para o Enem, só tinha estudado no colégio para as provas bimestrais e mesmo assim nada de extraordinário. Ano passado eu optei por não prestar o vestibular mas fiz o Enem. Eram 5 horas de prova mas eu pensei logo que não levaria esse tempo todo pra fazer 63 questões e uma redação. Comecei a prova pelo tema da redação que eu pensei que seria energia, li tudo sobre o assunto e não foi o tema, então resolvi fazer as questões. No meio da prova eu estava com uma dor de cabeça tensa então resolvi parar pra fazer a redação que nem saiu tão boa devido o meu cansaço mental. Continuei a prova e do meio pro final fiz as questões quase que me arrastando, a interpretação era tudo, as 63 questões dobraram ao meu ver, eu levei as 5 horas de prova, antes de eu acabar o fiscal ficava falando, faltam 20 minutos, faltam 10 minutos e eu mais nervosa ficava.

Agora eu fico pensando um Vestibular nos moldes do Enem, eles tem a proposta de 200 questões, imagine o cansaço mental dos vestibulandos. Eu acertei 43 questões, das que eu errei 19 foram do meio pro final da prova, que foi quando acabei a redação e continuei as questões (já estava exausta como expliquei acima). O vestibular não pode ser só decidido na sorte porque tem gente que estuda sério pra isso mas também não pode ser uma brincadeira de "testando seus limites". Eles estão certos de quererem que entre quem realmente estudou e aprendeu, mas eles mesmos deveriam fazer a prova com 200 questões antes de pôr em prática se isso for acontecer.

Muitas pessoas podem ter feito o Enem e ter achado super tranquilo, mas com certeza tem outras que concordam comigo. Apesar da boa pontuação o Enem não me serviu de nada, pois não estudei em escola pública durante o ensino médio e nem tive bolsa integral de estudos, isso bastou pra o Enem ter sido pra mim só uma experiência para ser dividida aqui.


10 comentários:

Anônimo 22 de abril de 2009 às 00:25  

Concordo com você,nunca fiz o ENEM mas já fiz vestibular e sei o quanto uma prova com 70 questões é cansativa imagine uma com 200?!
Acho que eles esquecem que o ensino do BRASIL é inferior ao ensino americano pra querer usar o mesmo método usado lá!
ELES QUEREM É ECONOMIZAR!

Um beijo pretinha,continue escrevendo que eu to sempre aqui lendo!
Náthália La Rubia!

Fabio Sauzza 22 de abril de 2009 às 00:29  

oi linda,tudo bom ?
gostei muito do seu post e seu blog como um todo é bastante interessante viu,parabéns,será um prazer voltar e ler aos demais posts.beijossss....até a próxima

Hananh :) 22 de abril de 2009 às 00:44  

Está escrevendo como um crítico hein amiga :) parabéns ! Só não vou expressar minha opnião quanto ENEM X Vestibular, porque estou com muito sono e com certeza não sairá nada de útil !
te amo, beijos

Vanessa Marrib 22 de abril de 2009 às 12:20  

ooi amiga !
Tipo eu nunca fiz o enem , você me deu uma boa esclarecida sobre; os fantasmas do eneem .. adorei o seu blog .. vou adicionar nos meus favoritos e vou sempre estar lendo beijoos

Anônimo 22 de abril de 2009 às 20:02  

é... Vamo ver no que q esse tal de Vestibulenem dá!! kkk'
E amei a fto nova do blog ^^
Abraços!

P. Florindo 22 de abril de 2009 às 20:33  

Às vezes me parece que o vestibular foi inventado para que as pessoas não progridam na vida e continuem com sua vidinha pobre e cheia de limitações, com uma avalanche de contas e dívidas. Para o governo, é bom que não sejamos muito estudados, assim não seremos cidadãos tão sérios que enxergam as coisas erradas na política.

Muita gente gostaria de entrar numa universidade mas é difícil. A educação nas escolas públicas é deficiente e ela não te prepara nem emocionalmente para você pelo menos tentar o vestibular. É claro que tem como mudar isso, mas é difícil para quem é obrigado a trabalhar.

Acho que o mais importante não é reavaliar o estilo do vestibular. É preparar os jovens para ele.

Pablo 23 de abril de 2009 às 23:37  

Fiz o ENEM 2 vezes e achei mto tranquilo... fácil, até. a proposta fala em mudar o ENEM de maneira que só se manterá o nome mesmo... acho bom pois unificando os vestibulares se estimula uma unificação do aprendizado, além de baratear o custo para um vestibulando que pretende estudar em outra cidade ou estado...

pra mim teria sido muito melhor ter feito uma única prova para tentar vaga em UFF, UNIRIO e UFRJ do que os 3 vestibulares separados que tive que fazer... isso sem falar na fortuna que se gasta em taxas de inscrição...

ficou mto legal a nova imagem do blog!

bjo

Eu amo a E.Y. 24 de abril de 2009 às 02:43  

Oi Ingrid, quem me dera ter 21 anos.... Lembra que eu disse que já era formado em Jornalismo e estou começando Direito? Nem o Einstei conseguiria isso com 21 anos (risos). Tenho, na realidade, 32 (e a EY 29)

Pelo menos, espero, só estou envelhecendo no físico. Já que você me achou com 21, significa que ainda continuo o mesmo jovem de sempre (risos).

Vi ali a data do seu nascimento, foi um pouquinho de nada antes de eu iniciar meu primeiro namoro: 8/11/1990....

Beijos

Jonathan Flexa 24 de abril de 2009 às 23:32  

Divertida a prova do ENEM, fiz duas vezes =) Cansativo deve é ser bóia fria respeitada às proporções físicas e mentais. Todo desafio que você passa te torna mais forte, não?
A única equivalência do antigo ENEM com o novo Vestibular é o fato da unificação.
Não acredite em algo tão fácil >)

. 27 de abril de 2009 às 20:53  

Só pra esclarecer que em nenhum momento eu disse que a prova é difícil, muito pelo contrário é até bem fácil, eu disse que é cansativa! E a unificação visa sim fazer uma prova nos moldes do Enem. Obrigada pelos comentários =D

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP