O presente e a confiança

>> domingo, 6 de maio de 2012


Desde criança ouço que o presente que se ganha não se dá. É fácil compreender esse pensamento uma vez que há todo um contexto para que uma pessoa nos presenteie com algo específico. Como podemos ignorar essa sensibilidade e repassar o que nos foi dado? Não dá! A confiança funciona mais ou menos da mesma forma, tudo bem que não dê para tratá-la como objeto, pois ela é intangível, porém o princípio é o mesmo, pense: Tenho eu o direito de dar a outra pessoa a história que recebi em um ato de confiança? Tenho o direito de compartilhar com outrem aquilo que foi divido comigo de forma totalmente contextualizada, aquilo que não é meu? Há tanta desvalorização das relações interpessoais. Vejo um afastamento emocional que cria pessoas desinteressadas nas outras, autossuficientes e incapazes de compreender o quão peculiar é o processo que faz alguém confiar nelas. Confiar é quase um drama, é a necessidade de dividir o que muitas vezes só você deveria saber, o outro vira uma extensão de nós e se ele não honra essa função, a culpa nunca é dele, é nossa, somos burros, nos remoemos e dói demais. Confiar é um ato de coragem, é heroico desprender-se e acreditar. Valorizar a confiança sendo confiável é um ato de respeito.

0 comentários:

  © Blogger templates Inspiration by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP